,

Comer é lembrar



Pensei em falar sobre comida afetiva (ou comfort food), pois o ato de se alimentar é muito social e envolve diversos fatores, envolve relacionamento e envolve principalmente pessoa

A comida é muito mais do que apenas um aglomerado de nutrientes e que nutrem o nosso corpo. O alimento é mais do que apenas biologia, traz história, cultura, prazer, memórias, etc. O momento de sentar à mesa tem se tornado único e restaurador de memórias desde que eu comecei a estudar.

Cada alimento carrega uma lembrança ou tem a capacidade de marcar aquele momento. Nas férias eu me dediquei a prestar atenção nesses detalhes, trazer aquilo que eu amava comer na infância e por mais que fizesse anos que não comia determinado alimento o cheiro e o sabor eram únicos e me teletransportavam para a Jéssica de 10 anos. 

Às vezes fico chocada com a capacidade que nosso cérebro tem de guardar informações tão simples como o sabor de algo que comemos a tanto tempo. E mais do que isso, trazer memórias emocionais, afetivas e relacionais.

Por exemplo, eu não tenho muito costume de comer sopa hoje em dia, mas quando era criança minha mãe sempre fazia sopa de músculo que eu amava. E é engraçado, porque eu não só lembro desse prato, mas lembro que a minha mãe sempre fazia a sopa de noite, ou seja, o contexto é uma memória totalmente atrelada ao alimento. Assim como também sempre lembro dos almoços em família no Natal, que juntávamos várias mesas e todos sentávamos juntos (quase todos, pois a família era muito grande) para almoçar.

Se eu fosse contar todas as memórias afetivas relacionadas a alimentação acho que ficaríamos um mês falando só sobre isso. 

Para finalizar, se não o post vai ficar gigantesco, vou propor uma tarefinha, ou uma reflexão, se você preferir: Vamos resgatar as nossas memórias afetivas relacionadas à alimentação. 

  • Escreva em algum lugar todos alimentos e preparações que te fazem lembrar de algo. 
  • Analise aquilo que faz um tempo que você não come e tentar se questionar o porquê de não consumir mais. 
  • Depois, você pode se planejar para reproduzir aquela receita, ou se for algum alimento que comia em um lugar específico, ir nesse lugar. 
  • Resultado é um quentinho no coração.
Vocês já pararam para pensar nisso? Provável que esse tema apareça mais vezes por aqui. Ah, me conta nos comentários qual alimento que você tem memórias boas, aceito histórias também, vai ser um prazer saber disso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.