,

Pequeno Cristo


Olá! Tudo bem!? Mas uma vez resolvi ignorar todos os meus rascunhos e escrever algo novo, hahah. É que ocorreu uma discussão no Twitter - acredito que é lá que as informações circulam mais rápido - sobre ser chamado de cristão. Não importa qual foi a origem da discussão, até porquê eu não quero atacar ninguém. 

A questão é que houve um debate sobre o dizer ou não ser cristão. E a partir disso eu preciso esclarecer algumas coisas. 

A origem da palavra cristão significa pequeno Cristo, ou seja, um imitador de Cristo - foi usado pela primeira vez para descrever os discípulos em Antioquia (Atos 11:26). Este termo é designado não à uma religião, mas sim relacionada à identidade de uma pessoa. E antigamente ele era usado como forma pejorativa para identificar os seguidores de Cristo, sabe? 

Atualmente, ser cristão é uma coisa "normal" na nossa sociedade, pelo menos aqui no Brasil né. A realidade é diferente em outros países onde a igreja é perseguida, mas esse papo fica para uma conversa posterior. Até então ser chamado só de crente era quase um insulto porque "crente, até o diabo", então esse termo foi estigmatizado e a galera começou a denominar-se cristão. 

Só que ai mora um perigo. 

Veja bem, eu disse que ser cristão é ser imitador de Cristo, por mais que hajam as dificuldades e somos pecadores por natureza, óbvio que vamos errar e etc. Ou seja, ser cristão não significa ser ausente de pecados, mas sim pessoas que pecam, mas remidas pelo sacrifício de Jesus. O ponto chave é que muitas pessoas denominam-se cristãos, mas não agem como tal. E isso acaba manchando a imagem do Evangelho.

É muito comum ouvirmos histórias de pessoas que foram feridas por cristãos intolerantes e que em vez de pregar o Evangelho de Jesus pregaram um monte de regras e condenaram o pecado dessas pessoas. 

Entenda que a religião não é algo ruim, por muito tempo eu tive medo de dizer que eu tinha uma religião e ser taxada de religiosa. A verdade é que estamos inseridos numa religião, se você se diz cristão você faz parte de uma religião. 

Cristão é ser uma pessoa falha, mas que reconhece os seus erros e os coloca diante de Jesus. Que não condena o próximo, mas está pronto e disponível para amar o próximo. O Evangelho é baseado no amor de Deus pelo mundo, que entregou Jesus POR AMOR.

A partir do momento que você aceita Jesus, começa a congregar numa igreja isso não te faz melhor que ninguém! Te faz ser alguém que pelo amor de Jesus seja justificado e restaurado, mas a luta é diária, sabe? É necessário ser constante.

Eu acredito no poder que há no nome de Jesus Cristo, por isso sim, eu quero ser chamada de pequeno Cristo, porque Ele é a minha referência e é por causa do nome dEle que muitas pessoas morrem em países que não aceitam o evangelho. 

Aaah, queria deixar uma música para você escutar, sempre que penso em ser um pequeno Cristo eu lembro dela.


Obrigada por ler até aqui, comenta aí embaixo o que você pensa sobre isso

2 comentários:

  1. Devíamos ser chamados de pequenos Cristos sempre. Não devia ser algo que nós colocamos como rótulo. As pessoas deviam olhar para os que se dizem seguidores de Jesus e dizer "ih, olha lá, igualzinho Cristo!"

    ResponderExcluir

Gostou do post? Comenta aqui então.