,

Metas 2019?

Ano passado eu não fiz metas, pelo menos não as marquei num papelzinho ou coisa parecida, se fiz ficaram gravadas na minha mente de forma inconsciente. A única coisa que me lembro de ter colocado como meta foi parar de reclamar, mas eu coloquei numa legenda de uma foto no insta com um tom meio engraçadinho, nem parecia sério.

Engraçado é que eu amava fazer essas metas para o ano novo, o problema era a frustração no final dele com as metas não cumpridas. Não sou contra, pelo contrário amo planejar o ano seguinte, mas a verdade é que eu não tenho poder para decidir o que vai acontecer comigo amanhã, tenho poder para escolher o que quero fazer e como eu vou reagir às coisas que acontecem ao meu redor.

Eu li um texto no Linkedin da Lisiane Sehnem sobre "Suas metas vão ser esquecidas até o final de janeiro", esse título já é bem intrigante, mas carrega uma verdade imensa. Em vez de apenas fazer uma lista de coisas que você deseja que se realizem nesse ano, melhor é colocar metas coerentes com a nossa vida e condições de realizá-las.

"Se formos pensar de forma bem racional, o que de fato muda quando tirarmos o 8 e colocarmos o 9 no 2019? Nada, mas a nossa mente não é tão simples assim e ok, faz parte da sociedade na qual estamos inseridos."

Com isso, devemos mudar as nossas perspectivas em relação ao ano novo, além das atitudes e hábitos que atrapalham a realização dos nosso sonhos e projetos e não apenas fazer a lista, devemos sim nos empenhar para que eles se realizem, mas sempre com coerência. Afinal, dependemos de diversas variáveis.

Minha principal meta é me concentrar no hoje e no agora. Meu 2018 foi governado muitas vezes pela ansiedade, o que me geraram pensamentos ruins sobre mim mesma, e sempre quando esse pensamentos me atormentavam eu tentava me concentrar no que estava acontecendo naquele momento. Se eu estava num ônibus eu me concentrava na viagem, nos carros, nas pessoas e não deixava que minha mente se ocupasse com tais coisas. Por isso pretendo trazer esse exercício para 2019.

Esse ano é o último da minha faculdade e me lembro bem do texto que escrevi um dia antes do primeiro dia de aula no primeiro ano. Posso afirmar que estava bem mais ansiosa naquele dia do que agora. Estou aprendendo sobre descansar e não me apavorar com tudo. Sei que esse ano terão dificuldades, assim como qualquer outro. Tenho meu TCC para desenvolver e defendê-lo, tenho estágios obrigatórios que envolvem diversas tarefas, e depois desse ano eu terei concluído a graduação e finalmente serei uma nutricionista, mas isso não me apavora mais do jeito que me apavorava antes. 

A Fernanda Pires, colaboradora do Garotas Peregrinas, escreveu por lá um texto que condiz com tudo o que tenho refletido nesses últimos dias, inclusive um trecho de 2Coríntios 4:16-18 que tinha separado para acrescentar nesse post. E a poesia no final só confirmou ainda mais, leiam.

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória muito maior. Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas."

Por isso, embora estejamos renovados, cheios de sonhos e vontade de mudança, as coisas que se vêem são temporais, é importante que estejamos completamente dependentes. É isso que espero desse ano: Dependência total nEle. Que o ano seja simples, tranquilo e leve. É ano novo, mas também é mais um dia. Feliz 2019, feliz dia novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.