,

Resenha: O vendedor de sonhos: O chamado - Augusto Cury


O vendedor de sonhos: O chamado do Augusto Cury é um dos meus livros favoritos, tanto é que já li ele umas 3 vezes se não mais, mas a cada leitura eu aprendo uma coisa diferente. E foi a minha primeira leitura desse ano, para começar bem. É o primeiro de uma trilogia, sendo sequenciado por O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos O Semeador de Ideias, os quais ainda não li.

Trata-se da história de Júlio César, um professor universitário, crítico, mas preso dentro de si, então ele decide tirar a própria vida se jogando de um edifício. Enquanto ele ensaiava pular do prédio, policiais, psiquiatras tentavam convencê-lo a mudar de ideia e uma plateia se formava no sopé do edifício. Ninguém conseguira fazer ele não querer se jogar. Então um homem maltrapilho entra no edifício contra a vontade das autoridades e direciona-se até a cobertura a fim de encontrar o suicida. Assim, Júlio César é bombardeado com diversos questionamentos ao ser abordado pelo homem excêntrico que não revela sua identidade. A partir disso, o suicida se convence a não tirar a própria vida e recebe um chamado para seguir esse homem misterioso que afirma ser um vendedor de sonhos.


Eu amo esse livro por você acabar se identificando com vários personagens, tanto no intelecto como em atitudes. Eu me identifico demais com o personagem principal, talvez devido ao meio acadêmico que estou inserida. A jornada de Júlio César com o vendedor de sonhos é inspiradora, e no faz pensar a respeito de quem nós somos, como temos reagido aos nossos problemas internos, nos convida de forma fantástica o contemplar da natureza e repensar a necessidade de obter muitos bens materiais. Tem crítica sobre padrões de beleza, jornada de trabalho excessiva, ego, amor ao dinheiro, traz reflexões sobre lidar com perdas de entes queridos, grupos sociais que são menosprezados, era digital, educação, estereótipos, e muito mais. 


O motivo para eu trazer resenha desse livro é que existem várias menções a Jesus Cristo, dessa forma carrega muitos ensinamentos que dizem respeito a Ele. Inclusive, muitas falas do mestre são baseadas em trechos bíblicos. Por isso, as reflexões me fizeram pensar mais sobre essas questões. O livro não é considerado cristão, mas vale muito a leitura de quem gosta de ler sobre mente, psique, loucura e etc, é do que o livro mais trata.


Ele traz diversos ensinamentos que eu poderia colocar aqui até não caber mais, mas isso deixo para que você desvende ao virar cada página.
" - Somos dois ignorantes. A diferença entre nós é que eu reconheço que sou." (pág. 25)

"Sentia-se uma criança indefesa diante dos próprios medos e da própria falta de sabedoria. Mas, pela primeira vez, foi chamado de menino, e não se contorceu de raiva, pela primeira vez teve prazer em reconhecer sua pequenez. Já não se sentia um homem diante do próprio fim; via-se como um ser humano em reconstrução." (pág. 30)

Sem dúvidas esse é um dos meus trechos favoritos do livro, tenho vários, mas esse me fascina pois estando no início, o qual não temos conhecimento nenhum sobre os personagens que permeiam a história e no decorrer dela eles se desconstroem e constroem um novo ser humano.

"- Quem não revela a identidade esconde sua fragilidade.
- Você acha que sou frágil? - indagou o mestre.
- Não sei - reagiu o psiquiatra, titubeando.
- Pois você está correto. Sou frágil. Tenho aprendido que ninguém é digno de ser uma autoridade, inclusive científica, se não reconhece seus limites e suas fragilidades. Você é frágil?" (pág. 48)
Eu recomendo muito a leitura, que é envolvente, mas deve ser lido com calma para conseguir absorver todas as ideias, melhor dizer sonhos que são abordados no livro. Esteja preparado para ser confrontado.

Como podem perceber, fiz várias marcações, das quais me chamaram mais minha atenção, e o meu livro já está surradinho pois já o tenho há muitos anos. Pretendo prosseguir a leitura dos livros na sequência e quando o fizer trago a resenhas deles por aqui também.

Não é incrível ver Jesus em tudo o que fazemos?

Ps: perdão pela qualidade das fotos, mas minha câmera está com um probleminha e tirei com o celular que não é muito bom.

ISBN 9788560096275  Editora Planeta Nota 5/5 Páginas 295

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.