,

Quem é você?


Esse é o texto que representa boa parte do meu 2018, foi um ano de descobertas e de encontro comigo mesma, inclusive a maioria dos trechos foi escrito durante essa fase. Estava cheia de perguntas, volta e meia eu me questionava sobre alguma coisa diferente da vida. E então fiz um curso onde eu conhecia praticamente ninguém e me vi obrigada a dizer quem eu era. Mas "quem sou eu de verdade?"

Eu poderia começar falando sobre a minha idade, meu estilo de vida, talvez dizendo que sou uma pessoa organizada, que faço faculdade de Nutrição, mas isso não diz quem eu sou. Na verdade parece ser uma pergunta bem difícil de ser respondida, concorda? Sim e não. O que está na Terra não consegue me descrever por completo, descrever o ser humano é algo bem complexo.

Na faculdade, a gente aprende e chama o homem como um ser biopsicossocial, que deve ser visto além de suas características biológicas, psicológicas, sociais e por aí vai. Nós somos seres complexos para os homens. Eu como estudante da área de saúde que estudo e - tento - entender o corpo humano, reconheço que a estrutura é uma perfeita biologicamente, diversos mecanismos, vias metabólicas, compensatórias e etc, é maravilhosa. E depois entramos no aspecto social e vemos ainda mais complexidades relacionadas a nós, as relações entre humanos, o comportamento perante a sociedade e os significados e simbolismos presentes em coisas que nos rodeiam. E então, o aspecto psíquico, onde nossa mente está cheia de questões das mais bobas e aleatórias para questões sérias que ainda não foram encontradas as respostas, e muitas batalhas internas que nos desestabilizam e afetam o social também.


Mas sabe de uma coisa, quando lemos a respeito da nossa criação parece ter sido tão simples. Repare, em Gênesis, quando a formação do homem é descrita, parece que foi tudo muito rápido. "E Deus formou o homem do pó da terra e soprou em sua narinas o sopro de vida", a gente lê essa frase em segundos, e isso carrega tamanha magnitude. Uaau! Parece que a criação do homem, essa criatura complexa, demoraria bem mais que alguns segundos. Deus criou o homem em um dia (que a gente nem sabe se esse dia tinha 24 horas mesmo), um dia inteirinho dedicado para a criação do homem, a criatura que seria à imagem e semelhança dEle, creio que Deus teve muito cuidado, carinho e concentração quando nos criou. Então chegamos a conclusão que somos criaturas dEle, mas será que é só isso? 

Você sabe quem é você? 
Ou você acha que sabe? 
Ou você é o que as pessoas dizem sobre você?

Eu tenho reparado em alguns detalhes da minha vida e me questionado por diversas vezes se aquilo que eu acho que sou é a realidade, e percebi que muitas coisas que eu fazia eram porque pessoas ao meu redor me diziam que eu era e eu as aceitei. Eu não estou dizendo - apenas - de coisas ruins, eram bons elogios relacionados a minha personalidade, à minha inteligência, desenvoltura e etc. Ao longo do tempo fui me moldando a esses padrões e aquilo que era meu de verdade, trancava numa caixinha e ninguém sabia desses detalhes. Resultado: muitas atitudes não condiziam com aquilo que eu realmente sou na essência. Algumas atitudes sim foram ótimas mudanças e começaram a fazer parte de mim, entretanto, outras eram máscaras. que escondiam a verdadeira identidade.

Tenho me descoberto a cada dia. E para algo ser descoberto é necessário retirar o "objeto" que está em cima e que o esconde. E tem sido assim, tenho me livrado daquilo que não é meu, das críticas, das opiniões alheias que não condizem com quem eu sou e que Ele diz sobre mim, me encontrando cada vez mais. Ao longo do tempo, algumas coisas vão tomando outras formas e o meu ser é moldado, afinal, a gente nem sempre mantém a mesma opinião para o resto da vida e somos imperfeitos. Então, amadureço. E eu vou me despindo dessas coisas velhas, me reinventando, me renovando.



Em meio a essa fase eu me encontrei com uma missionária (Alô Amanda!!) que com muito carinho me deu uma arte escrito "identidade". Não, ela não sabia o que eu estava passando e liberou palavras preciosas sobre a minha vida, que me ajudaram a prosseguir o caminho e me conhecer cada vez mais nEle.

Um comentário:

Gostou do post? Comenta aqui então.