,

Resenha: O Peregrino - John Bunyan


Olá pessoal! A resenha era pra ter saído há muito tempo, mas acontece que tive alguns "percalços" no percurso e dei uma atrasadinha. Esse livro é um daqueles clássicos da literatura cristã, que foi traduzido em mais de 200 línguas no mundo cristão, geralmente a sua leitura é indicada - inclusive no retiro que eu fui um dos pastores indicou, fiquei feliz de já ter lido. 

O peregrino de John Bunyan traz a analogia da caminhada de Cristão frente a todas as dificuldades e obstáculos encontrados no caminho, bem como os desvios e dúvidas que permeiam os pensamentos humanos. Boa parte do livro foi escrito em 1675, enquanto John estava preso e foi lançado em 1678. Depois disso, virou um sucesso de vendas e várias versões foram publicadas desde então. O autor narra a história como se estivesse contando um sonho ao leitor, e talvez seja esse um dos motivos de tantos sentirem-se tão próximos dele.


A história inicia-se com o desespero de Cristão ao perceber que a cidade onde ele mora, a Cidade da Destruição será destruída em breve, e também por não aguentar mais o fardo que ele carrega sobre suas costas. Nesse momento ele conhece um homem chamado Evangelista que lhe dá as coordenadas para fugir da destruição rumo à porta estreita. No entanto, ele deve prosseguir até a porta com o fardo e ali seria instruído sobre como aliviar a sobrecarga.

Durante a jornada, Cristão encontra diversos personagens como o Senhores Volúvel e Obstinado, que são vizinhos na sua cidade e tentam convencê-lo a desistir da fuga. Também se depara com senhor Sábio segundo o mundo, que usa estratégias para fazê-lo desviar do caminho, além de outros como Vã Confiança, Ignorância, bem como Fiel e Esperançoso. No decorrer da história ele conhece pessoas boas e ruins, que instruem e outras que afastam do caminho que é reto.


A narrativa é muito rica de referências bíblicas e analogias com a jornada cristã. É possível identificar-se facilmente com as atitudes de Cristão, pois ele é testado em várias áreas, pelas dúvidas, pelos desvios no caminho, mas também pela fé, persistência, força, coragem e muito mais. A partir da leitura eu consegui rastrear alguns problemas na minha própria caminhada, dessa forma tendo consciência disso, assim como Cristão ao perceber que estava no caminho errado, voltava para o caminho correto, muitas vezes tendo de pagar pelos seus erros quase que com sua vida.


Eu recomendo muito a leitura, principalmente para que você se identifique assim como eu e tenha consciência da sua caminhada e dos desvios que tenha feito na sua jornada e talvez nem tenha percebido. 

ISBN 8573254424  Editora Mundo Cristão Nota 5/5 Páginas 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.