,

Assuma a vulnerabilidade

@familiagma

Estava me analisando esses dias, coisa que a gente nem sempre faz em meio à correria (nossa boa e velha amiga - ou será inimiga?), e me deparei com alguns detalhes da minha personalidade que me intrigaram muito.

Identifiquei em mim diversas fraquezas e inseguranças, que quando percebi incorporei na minha autobiografia mental. No entanto, mal identifiquei a característica e nem questionei o porquê da existência dela. Por exemplo, percebi que tenho um complexo de que não lido bem com rejeições e críticas, apesar de no exterior não demonstrar essa fraqueza, no meu interior isso estava acabando comigo. Perceberam que eu disse "tenho um complexo", ou seja, eu tomei posse desta característica, aceitei que aquilo é meu. Mas não é bem por aí que as coisas devem seguir.

Nem sempre é fácil identificar um defeito em nós, e podemos seguir duas vertentes depois desse processo: a autoaceitação ou a negação. Se aquilo for uma característica, posso aceitar e pronto ou negar e fazer algo para mudar. É nesse ponto que eu quero chegar. 

A nossa vida é dinâmica, estamos em constante mudança, tendo em vista o processo que passamos a cada dia, o ambiente muda, o nosso círculo de amizades muda e com a nossa mentalidade não seria diferente. 

Importante ressaltar que a partir do momento que identificamos o problema, devemos evitar ao máximo as desculpas. Quando erramos, devemos assumir o erro, nos arrepender e mudar. Entenda que há diferença entre assumir o erro e assumir a culpa. Assumir o erro significa que você identificou sua vulnerabilidade e isso representa a verdade, na palavra diz que nós conheceremos a verdade e ela nos libertará (Jo 8:32) e que a verdade é o próprio Jesus (Jo 14:6), se de coração nos arrependermos desse erro seremos justificados. Agora assumir a culpa é carregar um fardo de condenação, que traz consequências e destruição (Jn 1:12), que te acusa a todo instante e na palavra diz que nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1) e Ele nos conservará firmes para que no dia da volta não tenhamos culpa de nada (1Co 1:8). 

É fato que todos erramos, mas devemos persistir na tentativa de não errar mais uma vez. O processo de mudança é contínuo. Eu sei que parece estranho, mas muitas vezes por não assumirmos isso, acabamos colocando a responsabilidade nas coisas e pessoas que estão ao nosso redor, não tentamos mudar a situação, tendemos a sempre colocar sobre o outro, por ser mais cômodo. O poder de mudança está sobre nós.

Que fique bem claro que assumir o erro não é aceitar que aquilo faz parte de você. Se você fizer isso também não gerará mudança e isso pesará sobre os seus ombros. O processo inclui arrependimento. Esse era meu problema ("era" porque não aceito mais ele fazendo parte da minha vida, é tudo uma questão de posse), era muito autocrítica e isso me deixava super mal, parecia que todos os dias havia um dedo acusador sendo apontado para mim. Agora, assumo meus erros, mas não deixo que isso seja maior que eu, enfrento o erro e tento não errar mais.

Jesus não te acusa, nem te condena, pelo contrário, Ele te liberta, tira o fardo pesado e coloca o dEle que é leve. Foi pela cruz que toda condenação foi revogada, pelo sangue do cordeiro fomos lavados e purificados. Por isso, só Ele pode te ajudar e dar forças para enfrentar todos os seus erros e te moldar segundo os padrões dEle que é perfeito.

Depois de eu ter escrito tudo isso, eu recebi uma notificação de vídeo do Dunamis sprints com o Eduardo Nunes e ele falou sobre a diferença entre culpa e arrependimento que corroboram com tudo o que veio ao meu coração enquanto escrevia essas palavras, por isso acho que vale a pena dar uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Comenta aqui então.